Saiba a importância dos testes de Covid com o avanço da Omicron BA.2. Identificada no Brasil pela primeira vez em fevereiro, a BA.2 – nova linhagem da variante Ômicron – tem sido um ponto de alerta para a saúde pública após o aumento nos números de contágio da COVID.
A nova subvariante da Ômicron foi detectada pela primeira vez em novembro de 2021 nas Filipinas. Desde então, a BA.2 foi encontrada em diversos países da Ásia, Europa e Américas, inclusive no Brasil. A rápida disseminação cria um sinal de alerta ao redor do mundo. Especialistas acreditam que a BA.2 já impactou o aumento no número de casos de Covid em países europeus, como Portugal, Reino Unido, Alemanha e Holanda.
A questão é: justamente em um período em que as restrições estão sendo flexibilizadas, qual caminho deve ser tomado em relação a BA.2? A seguir, vamos explicar por que os testes de Covid são tão importantes para ajudar a responder essa pergunta.
Uma das razões pelas quais o teste de Covid é tão importante no combate à novas variantes está na capacidade de detecção das mesmas, além de prevenir a disseminação e o contágio em empresas, escolas, universidades e demais ambientes.
Na última quinta-feira (24), o Instituto Todos pela Saúde (ITpS) divulgou que a proporção de casos prováveis de BA.2 cresceu de 3,8% para 27,2% no Brasil entre 27 de fevereiro e 19 de março, um aumento significativo que mostra a necessidade de precauções e realização de testes de covid.
O primeiro caso da BA.2 nos Estados Unidos foi identificado graças a um novo programa de vigilância de casos de Covid no país, que consiste na testagem de grupos de pessoas em aeroportos.
Diferentes estudos sobre a BA.2 estão sendo conduzidos, mas até o momento um estudo divulgado pela rede de vigilância britânica concluiu que a incidência DA BA.2s vem aumentando e sua transmissibilidade parece ser maior do que as demais subvariantes da Ômicron. Ainda segundo o estudo britânico, não parece haver uma diferença na resposta das vacinas à infecção pela BA.2 em relações as demais subvariantes da Ômicron
A taxa de testes de covid com resultados positivos para Covid está com proporção de 4,5%. A realização de testes de Covid é muito importante para podermos ter essa dimensão sobre a presença do vírus e evitar a transmissão.
O fato é que ainda não é possível determinar se essa subvariante vai gerar uma alta de casos no médio prazo. Especialistas apontam que os reais efeitos da BA.2 no Brasil só poderão ser totalmente compreendidos em algumas semanas.
A realização de testes de covid nesse período é essencial para que o impacto e a transmissibilidade da nova variante possam ser mensurados e monitorados. Quanto maior o número de teste de Covid realizados, mais dados serão disponibilizados para que institutos de pesquisa e saúde possam avaliar melhor a atuação da BA.2, e assim indicar as medidas mais adequadas para combater a nova subvariante.
Especialistas estimam que a BA.2 possa se tornar a variável dominante dentro das próximas semanas. Isso significa que as medidas contra Covid podem mudar dependendo de sua transmissibilidade, resistência à vacina e capacidade de danos à saúde.
Com a flexibilização das restrições em vários estados Brasileiros, é muito importante que testes de Covid sejam realizados em eventos, após viagens e sempre que houver suspeita de contato com o vírus. Só assim será possível obter dados suficientes sobre o impacto da BA.2.
Além disso, a realização de testes de covid previne a disseminação maior da Covid por infectados assintomáticos, sendo uma das mais importantes armas contra ele. Quanto mais combatermos a disseminação do vírus, mais cedo poderemos voltar ao normal com segurança e livre das novas ameaças.
A Toth Lifecare oferece teste rápido IgG e IgM e teste antígeno SWAB para detecção rápida de Covid. Entre em contato com nossos especialistas para tirar suas dúvidas sobre teste de Covid.